Google+ Followers

Anúncio Google

terça-feira, 5 de junho de 2018

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - COMLURB APRESENTA CARRO 100% ELÉTRICO UTILIZADO NA COLETA DE LIXO HOSPITALAR





05/06/2018

O prefeito Marcelo Crivella apresentou, nesta terça-feira (05/06), data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, os três veículos 100% elétricos da Comlurb que estão sendo utilizados na coleta de resíduos biológicos em hospitais da rede municipal. Os veículos, tipo furgão, são ambientalmente sustentáveis, com 0% de emissão de gases de efeito estufa e produzem baixíssimo ruído. Eles têm capacidade de carga de 750 kg e vida útil cinco vezes superior à dos veículos movidos a combustível fóssil. A cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo.

"No segundo semestre vamos começar a trocar também a nossa frota de caminhões de coleta residencial. Aos poucos, a frota receberá veículos elétricos, até que todos sejam assim. É economia para a cidade e, sobretudo, um ganho para a saúde dos nossos moradores", destacou Crivella.

Os furgões elétricos são usados na coleta de lixo hospitalar nas cinco maiores unidades da rede pública municipal: Souza Aguiar (Centro), Miguel Couto (Gávea), Salgado Filho (Méier), Hospital-Maternidade Leila Diniz e Lourenço Jorge (ambos na Barra da Tijuca).

"A economia é grande. Além da vida útil maior, o carro elétrico representa um quinto do custo de um carro movido a combustão. Os veículos foram muito testados, e aprovados, e já estão em uso. A Comlurb busca sempre inovações", afirmou o presidente da companhia, Tarquínio Prisco.

Por praticamente não fazerem ruído, os veículos podem operar em áreas residenciais durante a noite. A recarga das baterias é feita em totens na garagem da Comlurb em Bangu, na Zona Oeste da cidade. Para recarregar são necessários 120 minutos. E os carros têm autonomia de 250 km. A velocidade média, em meio urbano, é de 50 km/h.

A Comlurb trabalha com uma equipe de 529 garis, em sistema de plantão 24 horas, na limpeza e coleta dos resíduos dos cinco hospitais. Mensalmente, são coletadas 58,6 toneladas.


NOTA DO BLOG: Uma ótima iniciativa. Deve ser ampliada. Uma maior quantidade de veículos elétricos na frota da PREFEITURA, trará benefícios enormes ao MEIO AMBIENTE e pelo que a matéria apresenta, também para a economia. Deve ser seguido por outros municípios e pelos estados.

Um comentário:

  1. BOA TARDE SR. SERVO

    DE FATO ESSA É UMA BOA NOTÍCIA PARA O MEIO AMBIENTE.

    Me permita lhe perguntar: O pagamento dos servidores do Município sai que dia ?

    Um abraço

    ResponderExcluir

Você é bem vindo e seu comentário e opinião muito importantes. Você é responsável pelo que escreve. Nos reservamos o direito de, detectado conteúdo ofensivo, injurioso, promotor de ódio ou propaganda irregular de produtos e serviços, deletar tais comentários. Agradecemos sua presença, volte sempre.